Os inimigos de nossa integridade:
As aflições prolongadas que tentam nos desanimar - Em Gênesis vemos José sendo vendido como escravo por seus irmãos aos 17 anos de idade, e somente nos seus 30 anos foi ele apresentado ao Faraó, tendo sua vida trasformada. Foram longos 13 anos de altos e baixos ( mais baixos que altos). Mas por todo esse tempo José manteve ante seus olhos a lente da fidelidade de Deus, o que lhe capacitou ver, além das circunstâncias, a boa mão do Senhor sobre ele.
As lebranças desagradáveis do passado - Você e eu escolhemos o que nos transforma em reféns. Escolhemos quem vai nos manter imobilizados sob seu domínio. Quase sempre podemos decidir quem e o que vai nos abater. Não há certamente ninguém que não tenha um depósito de lembranças penosas que poderiam absolutamente derrotá-lo. Mas elas não precisam fazer isso. Você talvez precise de ajuda para transformar o ferimento em uma cicatriz inofensiva. É possivel que precise de um amigo, um parceiro ou até um conselheiro profissional que o ajde no processo de livrar-se desses aguilhões. Aprenda essa maravilhosa lição: Não é necessário que sejamos derrotados pelas más lembranças. De sembarace-se deste peso e olhe firmimente para Jesus.
As grandes bênçãos que nos levam a lugares altos - Alguns dos santos mais qualificados da familia de Deus mantiveram a sua integridade acima de tudo, quendo o Senhor os abençoou com riquezas pela Sua graça, e fizemos uso dela para a glória de Deus. Devemos nos lembrar que a mensagem de Jesus Cristo atravessa todas as camadas de posição e sucesso. O seu salário ou estilo de vida não importam, nem o carro que dirige, o lugar onde mora ou trabalha. Todos esses fatores estão ligados á sua posição diante das pessoas, mas não têm a ver com sua posição diante de Deus. Deus pode usar nossa autoridade, nossa abundância e a nossa promoção. Mas antes disso, precisamos humilhar-nos diante da poderosa mão do Senhor e dizer: ''Jesus Cristo preciso de ti. Tenho de cuidar de tudo isso e não posso levar nada comigo. Eu te peço, faz uso de mim conforme julgares adequado''.
''Porque, quando ao Senhor, seus olhos passaram por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele...'' (2 Crônicas 16:9)
"Quanto mais puro for um coração, mais perto estará de Deus." (Mahatma Gandhi) Quero desvendar os mistérios do Teu Coração Senhor, Ser Segundo o Teu Querer Pois o Resto pra Mim é Detalhe! "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento" (Isaac Newton)
domingo, 24 de julho de 2011
sexta-feira, 22 de julho de 2011
Paquera?

Introdução
O Brasil é muito grande ! Temos a benção de podermos nos comunicar em uma única língua : o português. Mas apesar da língua única, a INTERPRETAÇÃO de algumas palavras, pode variar dependendo da região do país.
Assim sendo, se em sua região a palavra "paquera" é pejorativa ou não é muito bem vista, perdoe-nos e aceite esta explicação : usaremos a palavra "paquera", como é entendida na maior parte do Brasil. Ou seja, é o mesmo que nossos avós chamavam de "flerte" (o ato de observar alguém "interessante", visando uma possibilidade de namoro). Apenas neste sentido e nada além disto, OK? Agora, podemos começar !
1. Um Sentimento Especial
Por todo o Reino Animal, encontraremos uma atração que envolve dois sexos. Macho e fêmea sentem-se atraídos um pelo outro. Mas na categoria dos "animais racionais" (os seres humanos), algo especial acontece, que vai muito além do "instinto selvagem": é o sentimento afetivo que envolve os dois.
A paquera se encaixa neste fato. Homem e mulher sentem-se atraídos um pelo outro, mas algo diferente ocorre, com uma certa sensação de conquista, que tem um aspecto interessante: O OLHAR !
Olhos se cruzam, um certo charme "paira no ar", e aquele sorriso discreto, traz um clima de expectativa e surpresa. Tudo acontece tão intensamente !
A paquera é um comportamento que caracteriza a Adolescência. É a descoberta do sexo oposto, impulsionada pelos hormônios que começam a atuar em seu corpo. Todo esse processo é uma prova de que o corpo do adolescente está funcionando bem. No entanto, o que se faz com o corpo, deve ter os limites estipulados pela Bíblia, quanto à ética e a moral.
2. Paquera "Saudável"
A paquera saudável é aquela onde tudo acontece naturalmente. Você está com um grupo de amigos conversando e de repente, alguém interessante aparece! Você começa a dar uma atenção especial à pessoa. Papo vai, papo vem... e como você está "solteiríssimo(a)", esperando no Senhor alguém para amar, acaba gostando da história.
É o momento para conversar, conhecer o outro, encontrar afinidades, saber seus sonhos e alvos. Mas sempre de uma forma discreta, pura e sem malícia. Apenas o descobrir de uma nova amizade, sem a preocupação de um envolvimento físico. Assim, depois de muita observação de valores, talvez possa se chegar à conclusão sobre se "vale ou não à pena" investir em tal pessoa e se há retorno por parte dela.
Podemos dizer que a paquera é a "ante-sala" de um namoro. Este primeiro momento é decisivo, para continuar ou não com a idéia. Algumas vezes, acontece do outro nem perceber que foi alvo de suas intenções. Numa pequena troca de idéias, você já percebe que não daria certo, um namoro entre vocês. Alguns dizem : "Não deu liga !", "Não virou !" ou então "Não houve empatia !"
Por outro lado, você também pode se surpreender. A cada momento que o papo se prolonga, o entusiasmo toma conta. Você dá a entender que gostaria de conversar novamente e convida para no próximo Sábado, ir à reunião de jovens da sua Igreja.
Pode um momento tão emocionante como este, ser prejudicial ? Deus faz um comentário "preocupante", sobre o coração do homem, quando fala ao profeta Jeremias:
enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá ? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração e provo os pensamentos; e isto para dar a um segundo o seu proceder, segundo o fruto de suas ações."Jr 17:9-10
O coração do homem é enganoso. Uma coisa simples, pode transformar-se em algo negativo, que pode magoar e deixar marcas. Analisando a paquera, à luz de alguns textos e princípios bíblicos, podemos dizer ela é prejudicial, nestas situações :
a) QUANDO NÃO TEM UM IDEAL
Desperta expectativas no outro e na hora "H", pula fora sem assumir o que fez e ainda diz: "Foi uma brincadeira, você é que entendeu mal, você leva tudo a sério...".
"Como louco que lança fogo, flecha e morte. Assim é o homem que engana o seu próximo e diz : fiz isso por brincadeira". Pv 26:18-19 :
b) QUANDO HÁ UMA INTENÇÃO IMPURA
Quando ocorre este caso, a pessoa quase sempre começa a paquera, com o principal pensamento na atração e sedução física, no desejo sexual e na malícia.
"Ouvistes o que foi dito: Não adulterarás. Eu porém vos digo : qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração já adulterou com ela."Mt 5:27-28 :
c) QUANDO ENVOLVE DEFRAUDAÇÃO :
Cria-se uma ilusão, desperta-se um desejo físico no outro, que você sabe que não poderá ir adiante, por não ser namorado da pessoa. Isso é o que a Bíblia condena e chama de DEFRAUDAÇÃO.
"e que nesta matéria, ninguém ofenda, nem defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador, porquanto Deus, não nos chamou para a impureza e sim para a santificação."1Ts 4:6-7
4. Todo Cuidado é Pouco
Já dizia o poeta : "a maior covardia de um homem, é despertar o amor de uma mulher, sem a intenção de amá-la." Esta frase diz respeito aos homens, mas também é valida para as mulheres. Portanto, todo cuidado é pouco.
A sensatez é uma das grandes virtudes. Usar a paquera para enganar, afirmar-se e sentir-se seguro, é covardia e egoísmo. Não condiz com a integridade de alguém que quer levar Deus a sério.
O importante nos contatos e relacionamentos é desenvolver uma amizade sadia. Buscar conhecer o outro sem malícia e "segundas intenções". Aí sim, valerá a pena ! Grandes amizades podem surgir de uma paquera, que talvez nem venha a se tornar um namoro !
Acima de tudo, devemos pensar no período "após" a paquera. Poder olhar para si mesmo e para o outro, sem ter do que se envergonhar. Ter condição de poder continuar a desenvolver o contato como amigos, ou até futuramente pensarem em um namoro.
O maior desafio é saberem lidar com os seus sentimentos e de maneira alguma ferir os sentimentos do outro. Devemos "entrar e sair" da paquera, como pessoas APROVADAS POR DEUS !
"O Deus eterno vê o que acontece em toda a parte; ele está observando todos, tanto os bons, como os maus."Pv 15:3
Percebeu a responsabilidade ? Não adianta querer trapacear. Deus conhece o seu coração e está observando a sua atitude.
Na Adolescência, paquerar é algo comum e até pode ser uma atitude positiva. Mas necessita de muito domínio próprio e responsabilidade. ESTE É SEU GRANDE DESAFIO!
segunda-feira, 18 de julho de 2011
Cartaa de Alerta Igreja!
Opá como é que anda a vida de vocês? -Bom espero que bem.
Aqui irei compartilhar algo diferente, onde vocês poderão me conhecer melhor aqui estarei expondo como anda meu coração.
Como sempre Deus vem trabalhando minha emoções, e me amadurecendo cada dia mais espiritualmente hoje posso lhe falar que estou desfrutando algo sobre natural cujo qual não tenho palavras para descrever, mas só isso a declarar é fantástico, como meu Pr.Clodoaldo diz é show de bola. Neste novo ciclo que se inicio em minha vida me senti deslocada,confusa pois não sabia o certo do agir de Deus como gosto de falar, como uma criança imatura agi pois indaguei ao Senhor o que está acontecendo? Enquanto Deus falava só descansa em mim, confesso fui uma cabeçona.
Então vamos parar de falar de mim e vamos começar a falar do que realmente interessa? Né! rsrsrs
A palavra de Deus é uma ferramenta chave para o cristão pois é onde Deus fala conosco, á oração é o único meio de comunicar-mos com o senhorio Jesus, então como anda sua vida com Deus? Você quer ficar bem financeiramente? Ter um relacionamento abençoado? Quer ser prospero? Afinal você quer ficar bem? - ótimo então para você ficar bem, você em primeirissima mão tem que ficar bem com Deus!
Igreja do Senhor ACORDE!!! Cristãos fale do evangelho de Jesus Cristo, leia a Palavra quantas pessoas, homens, crianças, jovens, mulheres estão ai no mundo se perdendo com as drogas se vendendo por sexo ilícito, passando fome, frio, sede enquanto você óh espiritual esta indagando Deus o carro que você não conseguio comprar, a namorada ou namorado que não arranjou, o ministério que não lidera, Pare! Sentimento de auto-piedade é pecado! Não murmure, não minta, não pratique atos que não agradam os olhos de Deus. Você se diz espiritual mas como acima citei alguns tipos de situações existentes no mundo irei te perguntar qual é a diferença que você faz ? - Deixe de ser cepucro caiado, o famoso crente verniz lindo por fora mas podre por dentro. A Igreja está tão preocupada com os problemas internos que esqueceu das almas que temos que arrancar das garras de Satanás!
Mude sua atitude, pecar é opção de escolha cabeção a carne né fraca não pois se fosse tão fraca assim você não pecaria primeiro com a mente e depois com o coração.
ACORDA IGREJA!
Pregue o que seus liderados precisam ouvir! E não o que eles querem ouvir!
Shalon!
Aqui irei compartilhar algo diferente, onde vocês poderão me conhecer melhor aqui estarei expondo como anda meu coração.
Como sempre Deus vem trabalhando minha emoções, e me amadurecendo cada dia mais espiritualmente hoje posso lhe falar que estou desfrutando algo sobre natural cujo qual não tenho palavras para descrever, mas só isso a declarar é fantástico, como meu Pr.Clodoaldo diz é show de bola. Neste novo ciclo que se inicio em minha vida me senti deslocada,confusa pois não sabia o certo do agir de Deus como gosto de falar, como uma criança imatura agi pois indaguei ao Senhor o que está acontecendo? Enquanto Deus falava só descansa em mim, confesso fui uma cabeçona.
Então vamos parar de falar de mim e vamos começar a falar do que realmente interessa? Né! rsrsrs
A palavra de Deus é uma ferramenta chave para o cristão pois é onde Deus fala conosco, á oração é o único meio de comunicar-mos com o senhorio Jesus, então como anda sua vida com Deus? Você quer ficar bem financeiramente? Ter um relacionamento abençoado? Quer ser prospero? Afinal você quer ficar bem? - ótimo então para você ficar bem, você em primeirissima mão tem que ficar bem com Deus!
Igreja do Senhor ACORDE!!! Cristãos fale do evangelho de Jesus Cristo, leia a Palavra quantas pessoas, homens, crianças, jovens, mulheres estão ai no mundo se perdendo com as drogas se vendendo por sexo ilícito, passando fome, frio, sede enquanto você óh espiritual esta indagando Deus o carro que você não conseguio comprar, a namorada ou namorado que não arranjou, o ministério que não lidera, Pare! Sentimento de auto-piedade é pecado! Não murmure, não minta, não pratique atos que não agradam os olhos de Deus. Você se diz espiritual mas como acima citei alguns tipos de situações existentes no mundo irei te perguntar qual é a diferença que você faz ? - Deixe de ser cepucro caiado, o famoso crente verniz lindo por fora mas podre por dentro. A Igreja está tão preocupada com os problemas internos que esqueceu das almas que temos que arrancar das garras de Satanás!
Mude sua atitude, pecar é opção de escolha cabeção a carne né fraca não pois se fosse tão fraca assim você não pecaria primeiro com a mente e depois com o coração.
ACORDA IGREJA!
Pregue o que seus liderados precisam ouvir! E não o que eles querem ouvir!
Shalon!
quinta-feira, 14 de julho de 2011
O que me conforta é saber que o Senhor Jesus é comigo, mesmo quando tudo esta indo mal, quando todos te viram as costas, blasfemam sobre você, difamam sua integridade com fofocas agudas mas que não são de suas atitudes.Afinal quem somos nos para julgar-mos essas pessoas o que me resta é só orar para que Deus seja com ela, pois uma coisa tenho certeza minhas atitudes são coerentes com o que falo Deus é testemunha e no dia do julgamento tudo se revelará.Poriço Pai corro ao teu encontro!
domingo, 10 de julho de 2011
O SENHOR É MINHA BANDEIRA!
Êxodo 17: 8 a 16
Depois que Moisés tirou água da rocha em Meribá, satisfazendo a sede do povo, os israelitas enfrentaram uma nova provação: o ataque de Amaleque.
“Então veio Amaleque, e pelejou contra Israel em Refidim.
Pelo que disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai,
peleja contra Amaleque. Amanhã eu estarei no cume do outeiro,
e a vara de Deus estará na minha mão.
Fez Josué como Moisés lhe dissera, e pelejou contra Amaleque: mas Moisés, Arão e Hur subiram ao cume do outeiro.”
Moisés fez o que qualquer cristão deve fazer nos momentos de adversidade: subir ao monte, ou seja, buscar a face de Deus, entrar em oração, com a certeza que Deus estaria com ele. Não suber estimou sua força, por estar levando a vara de Deus, aquela mesma vara que fez o rio Nilo se tornar sangue, que abriu o mar, brotar água da rocha... Ele preferiu buscar do Senhor a direção certa.
Moisés tinha muita fé; sabia que Deus era com ele. Portanto, mandou o seu fiel discípulo escolher homens para pelejar. Provavelmente Josué escolheu os melhores, os mais capacitados, corajosos, obedientes as suas ordens. Deus também escolhe os seus anjos para guerrear por nós, Ele conhece nossas limitações e quando não guerreia por nós, vai conosco as batalhas. Esse é o nosso Deus!
“Quando Moisés levantava as mãos, Israel prevalecia, mas quando ele baixava as mãos, Amaleque prevalecia.”
Moisés precisava ser perseverante e constante. O objetivo era vencer a guerra e por isso não podiam sucumbir ao cansaço, parar de lutar, recuar ou outra atitude desesperada, era necessário ir ate o fim.
“Quando as mãos de Moisés ficaram cansadas, tomaram uma pedra e puseram debaixo ele, e ele se sentou nela. Arão e Hur sustentavam-lhe as mãos, um de um lado, e o outro do outro: assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs. Assim Josué venceu o exército amalequita ao fio da espada.”
Deus logo deu uma solução para Moisés, usou Arão e Hur para auxiliá-lo. O mesmo acontece hoje, por quantas vezes já precisamos de uma ajuda e de repente aparece um irmão, um amigo ou um estranho trazendo uma palavra de fé, esperança e recuperamos a força. Outras vezes é uma leitura bíblica, uma pregação, uma música ou um louvor... Assim lembramos que em Cristo somos mais que vencedores, que podemos tudo nEle que nos fortalece e estamos novamente prontos para continuar.
Talvez Moisés estivesse um pouco mais aliviado, por que agora ele estava numa posição confortável. Aqui encontrei uma grande revelação. Moisés estava firmado na rocha, tendo visão previlegiada de tudo o que acontecia no vale de Refidim. Das alturas ele via o exército inimigo avançar e derrotar o seu povo, mas com a ajuda dos seus amigos ele consegui perseverar na oração e no clamor e pôde assistir Josué avançar e derrotar os amalequitas.
É assim que o nosso Senhor Deus age conosco, se buscarmos sua face sem desistir, murmurar ou abandonar a peleja, podemos sentar durante a batalha e ver Deus operando, enviando o seu exército celestial para guerrear no vale. Deus vai dando escapes para cada situação, nos mostra o que está acontecendo, de todos os ângulos, pois recebemos pela fé a visão de águia, podendo inferir as estratégias malignas e reconhecer a direção certa para dissuadí-las.
“Então disse o Senhor a Moisés: Escreve isto para memória num livro, e repete-o a Josué, porque riscarei totalmente a memória de Amaleque de debaixo dos céus.
Edificou Moisés um altar e lhe chamou: O SENHOR É A MINHA BANDEIRA.
Disse ele: Pois mãos foram levantadas ao trono do Senhor. O senhor fará guerra contra Amaleque de geração em geração.”
Deus orientou a relatar o fato em um livro, para que o ocorrido no cume do monte chegasse ao conhecimento das gerações futuras. Josué precisava saber que o seu esforço, o empenho, capacidade e coragem dos seus homens foram importante, mas a vitória foi concedida por Deus. Em Provérbios 21:31 nos diz: “O cavalo prepara se para o dia da batalha, mas a vitória vem do Senhor.”
O simples fato de Moisés levantar as mãos aos céus e buscar a Deus em oração no momento de crise, fez com que o Senhor prometesse guerrear contra os inimigos do seu povo de geração a geração. Podemos lembrar que “a oração de um justo vale muito em seus efeitos. (Tg 5:16).”
Moisés entendeu que foi o próprio Deus quem comandou aquela peleja. Ele viu o poder da oração e do clamor funcionar diante dos seus olhos e creu mais uma vez na divina onipotência. Assim como as bandeiras iam à frente das tropas, ordenando o ataque, o recuo e a estratégia correta, Moisés declarou que quem iria a sua frente, daquele dia em diante seria Deus.
“ Deste uma Bandeira aos que te temem, para o arvorarem ao alto,
pela causa da verdade.
(Salmo 60:4)
obs: Em outras versões pode vir no lugar "o senhor é minha bandeira",Jeová Níssi,que significa: "O Senhor é Minha Bandeira"!
Leia Também: Salmos 20: 5 / Cantares 2:4 / Isaías 13: 2
Depois que Moisés tirou água da rocha em Meribá, satisfazendo a sede do povo, os israelitas enfrentaram uma nova provação: o ataque de Amaleque.
“Então veio Amaleque, e pelejou contra Israel em Refidim.
Pelo que disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai,
peleja contra Amaleque. Amanhã eu estarei no cume do outeiro,
e a vara de Deus estará na minha mão.
Fez Josué como Moisés lhe dissera, e pelejou contra Amaleque: mas Moisés, Arão e Hur subiram ao cume do outeiro.”

Moisés tinha muita fé; sabia que Deus era com ele. Portanto, mandou o seu fiel discípulo escolher homens para pelejar. Provavelmente Josué escolheu os melhores, os mais capacitados, corajosos, obedientes as suas ordens. Deus também escolhe os seus anjos para guerrear por nós, Ele conhece nossas limitações e quando não guerreia por nós, vai conosco as batalhas. Esse é o nosso Deus!
“Quando Moisés levantava as mãos, Israel prevalecia, mas quando ele baixava as mãos, Amaleque prevalecia.”
Moisés precisava ser perseverante e constante. O objetivo era vencer a guerra e por isso não podiam sucumbir ao cansaço, parar de lutar, recuar ou outra atitude desesperada, era necessário ir ate o fim.
“Quando as mãos de Moisés ficaram cansadas, tomaram uma pedra e puseram debaixo ele, e ele se sentou nela. Arão e Hur sustentavam-lhe as mãos, um de um lado, e o outro do outro: assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs. Assim Josué venceu o exército amalequita ao fio da espada.”
Deus logo deu uma solução para Moisés, usou Arão e Hur para auxiliá-lo. O mesmo acontece hoje, por quantas vezes já precisamos de uma ajuda e de repente aparece um irmão, um amigo ou um estranho trazendo uma palavra de fé, esperança e recuperamos a força. Outras vezes é uma leitura bíblica, uma pregação, uma música ou um louvor... Assim lembramos que em Cristo somos mais que vencedores, que podemos tudo nEle que nos fortalece e estamos novamente prontos para continuar.
Talvez Moisés estivesse um pouco mais aliviado, por que agora ele estava numa posição confortável. Aqui encontrei uma grande revelação. Moisés estava firmado na rocha, tendo visão previlegiada de tudo o que acontecia no vale de Refidim. Das alturas ele via o exército inimigo avançar e derrotar o seu povo, mas com a ajuda dos seus amigos ele consegui perseverar na oração e no clamor e pôde assistir Josué avançar e derrotar os amalequitas.
É assim que o nosso Senhor Deus age conosco, se buscarmos sua face sem desistir, murmurar ou abandonar a peleja, podemos sentar durante a batalha e ver Deus operando, enviando o seu exército celestial para guerrear no vale. Deus vai dando escapes para cada situação, nos mostra o que está acontecendo, de todos os ângulos, pois recebemos pela fé a visão de águia, podendo inferir as estratégias malignas e reconhecer a direção certa para dissuadí-las.
“Então disse o Senhor a Moisés: Escreve isto para memória num livro, e repete-o a Josué, porque riscarei totalmente a memória de Amaleque de debaixo dos céus.
Edificou Moisés um altar e lhe chamou: O SENHOR É A MINHA BANDEIRA.
Disse ele: Pois mãos foram levantadas ao trono do Senhor. O senhor fará guerra contra Amaleque de geração em geração.”
Deus orientou a relatar o fato em um livro, para que o ocorrido no cume do monte chegasse ao conhecimento das gerações futuras. Josué precisava saber que o seu esforço, o empenho, capacidade e coragem dos seus homens foram importante, mas a vitória foi concedida por Deus. Em Provérbios 21:31 nos diz: “O cavalo prepara se para o dia da batalha, mas a vitória vem do Senhor.”
O simples fato de Moisés levantar as mãos aos céus e buscar a Deus em oração no momento de crise, fez com que o Senhor prometesse guerrear contra os inimigos do seu povo de geração a geração. Podemos lembrar que “a oração de um justo vale muito em seus efeitos. (Tg 5:16).”
Moisés entendeu que foi o próprio Deus quem comandou aquela peleja. Ele viu o poder da oração e do clamor funcionar diante dos seus olhos e creu mais uma vez na divina onipotência. Assim como as bandeiras iam à frente das tropas, ordenando o ataque, o recuo e a estratégia correta, Moisés declarou que quem iria a sua frente, daquele dia em diante seria Deus.
“ Deste uma Bandeira aos que te temem, para o arvorarem ao alto,
pela causa da verdade.
(Salmo 60:4)
obs: Em outras versões pode vir no lugar "o senhor é minha bandeira",Jeová Níssi,que significa: "O Senhor é Minha Bandeira"!
Leia Também: Salmos 20: 5 / Cantares 2:4 / Isaías 13: 2
(Trabalhando Nossa Sensibilidade, o Intercessor Guiado Pelo Amor.)
CURA INTERIOR – A SALVAÇÃO DAS NOSSAS ALMAS "O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo." I Tessalonicenses 5:23
INTRODUÇÃO : Jesus veio para que tenhamos paz! Uma paz que nos faz estar satisfeitos.I Ts 5:23 – Deus quer salvar-nos completamente (corpo, alma e espírito). 2.Somos seres tripartidos – Somos um espírito (pronto, reconciliado com Deus), temos uma alma (marcada, mas sendo restaurada) e habitamos num corpo (receberá a incorruptibilidade). 3.Is 53:5 – A cura da alma tem que ser um resultado da cruz (“O castigo que nos traz a paz estava sobre Ele...”). Cura interior é alcançar paz com Deus, comigo e com meus semelhantes. 4.Nós precisamos permitir que Deus mude a nossa mente (maneira como entendemos o mundo e a vida – “Se os teus olhos forem maus, tudo que há em ti será trevas” – Mt 6:23) – Rm 12:2. Muitas vezes não conseguimos cumprir o nosso papel (como pais, como amigos, como ministros de Deus, etc...) porque ainda temos uma alma enferma. Saímos do Egito, mas as experiências do Egito não saíram de nós – Ex: Os dez espias(“Nos vimos como gafanhotos”). Nós temos uma origem e isso muitas vezes está determinando negativamente nossa identidade (“Tu és Simão, filho de João...”). Jesus gastou muito tempo curando pessoas (muitas vezes a palavra usada é “terapie” que fala de alma – não apenas “patos”, doença física). 5.É através do pecado, nosso ou dos outros, que Satanás mais abre feridas em nossa alma. 5.1.Is 1:4-9 – “Ai desta nação pecaminosa, povo carregado de iniqüidade, raça de malignos, filhos corruptores; abandonaram o SENHOR, blasfemaram do Santo de Israel, voltaram para trás.Por que haveis de ainda ser feridos, visto que continuais em rebeldia? Toda a cabeça está doente, e todo o coração, enfermo. Desde a planta do pé até à cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, contusões e chagas inflamadas, umas e outras não espremidas, nem atadas, nem amolecidas com óleo” – O pecado traz conseqüências duras para nossa alma. 6.Moisés é o exemplo de um homem que teve que ser sarado. Quando ele lança a vara e ela se transforma em cobra, Deus está lhe mostrando que o que ele tem pode ser usado para o bem ou para o mal. Deus mostra que a sua alma está enferma (leprosa), mas o manda meter novamente a mão no peito e faz uma cura real! 7.Is 30:26 – “A luz da lua será como a do sol, e a do sol, sete vezes maior, como a luz de sete dias, no dia em que o SENHOR atar a ferida do seu povo e curar a chaga do golpe que ele deu” - A glória se multiplicará (sete vezes mais!) quando a Igreja for curada e Deus atar suas feridas. 8.Jl 2:17-19 - Quando os sacerdotes começarem a chorar, a cura vem a caminho.
DESENVOLVIMENTO
1.Como saber que preciso de cura? 1.1.Porque a Palavra de Deus indica isto – Já temos visto a argumentação para isso. 1.2.Quando algo do passado me causa dor – Se uma lembrança, uma pessoa, um ambiente me causa desconforto, dor, medo, tristeza, isso é um indicador de que a ferida não está cicatrizada – Ex: José colocou o nome de seu filho Manasses – Deus me fez esquecer – Mas quando encontrou seus irmãos chorou tão alto que foi ouvido na casa de Faraó). 1.3.Quando tenho comportamentos limitadores- Quando, embora não tenha lembranças desconfortáveis, apresento comportamentos constantes e inadequados. 1.3.1.Pessoas que vivem ameaçando.1.3.2.Pessoas que vivem chantageando.1.3.3.Pessoas que vivem racionalizando tudo.1.3.4.Pessoas que sentem prazer no fracasso do próximo.1.3.5.Pessoas que não conseguem ter sonhos.1.3.6.Pessoas que desconfiam de todos1.3.7.Pessoas ciumentas.1.3.8.Pessoas que brincam muito. (Ato de Irresponsabilidade )1.3.9.Pessoas que vivem fazendo comparações.1.3.10.Pessoas que gastam o que não têm.1.3.11.Pessoas que vivem sob angústia.1.3.12.Pessoas que sentem-se sem mérito.1.3.13.Pessoas que masturbam-se compulsivamente.1.3.14.Pessoas que não conseguem desenvolver relacionamentos afetivos.1.3.15.Pessoas que apresentam desvios ou distúrbios sexuais: 1.3.16.1.Coito psíquico – Não há necessidade de contato (apenas um retrato, peça de roupa ou presença de alguém deflagra grande desejo sexual.1.3.16.2.Narcisismo – Admiração exagerada pelo próprio corpo. 1.3.16.4.Exibicionismo – Obsessão por exibir o corpo e órgão genitais. 1.3.16.5.Fetichismo – Fixação do interesse sexual em uma parte do corpo ou objeto. 1.3.16.6.Bestialismo – Desejo sexual por animais.1.3.16.7.Masoquismo – Prazer sexual estimulado pelo sofrimento.1.3.16.8.Pedofilia – Atração sexual por crianças.1.3.16.9.Homossexualismo – Atração sexual por pessoas do mesmo sexo.1.3.16.10.Transexualismo – Indivíduo que não aceita o seu sexo e quer mudá-lo. 2.Como surgem as feridas emocionais? 2.1.Através de rejeição (sentimento de que não somos amados) – Atitudes de outros que nos levaram a sentir-nos sem valor ou não amados. 2.1.1.Morte, separação, abandono, crítica, indiferença, ausência ou violência por parte dos pais. 2.1.2.Rejeição no ventre (gravidez indesejada) ou ao nascer (se esperava uma menina). 2.1.3.Preferência dos pais por outro filho.2.1.4.Rejeição no casamento (adultério, desprezo por causa do peso).2.1.5.Palavras destrutivas liberadas por pessoas amadas ("Você é burro, feio, gordo..."). 2.1.6.Gozações por causa do nome (Novalgina de Oliveira) ou aparência (orelhudo, narigudo, negão...). 2.2.Através da auto-rejeição (quando nós mesmos não nos amamos) – Quando nós mesmos não aceitamos nossa condição (raça, classe social, profissão, aparência física, etc...). 2.3.Através da culpa (quando cometemos erros ou fomos envolvidos e não conseguimos superar) – O pecado abre feridas na alma.2.3.1.Ter induzido alguém a abortar.
DESENVOLVIMENTO
1.Como saber que preciso de cura? 1.1.Porque a Palavra de Deus indica isto – Já temos visto a argumentação para isso. 1.2.Quando algo do passado me causa dor – Se uma lembrança, uma pessoa, um ambiente me causa desconforto, dor, medo, tristeza, isso é um indicador de que a ferida não está cicatrizada – Ex: José colocou o nome de seu filho Manasses – Deus me fez esquecer – Mas quando encontrou seus irmãos chorou tão alto que foi ouvido na casa de Faraó). 1.3.Quando tenho comportamentos limitadores- Quando, embora não tenha lembranças desconfortáveis, apresento comportamentos constantes e inadequados. 1.3.1.Pessoas que vivem ameaçando.1.3.2.Pessoas que vivem chantageando.1.3.3.Pessoas que vivem racionalizando tudo.1.3.4.Pessoas que sentem prazer no fracasso do próximo.1.3.5.Pessoas que não conseguem ter sonhos.1.3.6.Pessoas que desconfiam de todos1.3.7.Pessoas ciumentas.1.3.8.Pessoas que brincam muito. (Ato de Irresponsabilidade )1.3.9.Pessoas que vivem fazendo comparações.1.3.10.Pessoas que gastam o que não têm.1.3.11.Pessoas que vivem sob angústia.1.3.12.Pessoas que sentem-se sem mérito.1.3.13.Pessoas que masturbam-se compulsivamente.1.3.14.Pessoas que não conseguem desenvolver relacionamentos afetivos.1.3.15.Pessoas que apresentam desvios ou distúrbios sexuais: 1.3.16.1.Coito psíquico – Não há necessidade de contato (apenas um retrato, peça de roupa ou presença de alguém deflagra grande desejo sexual.1.3.16.2.Narcisismo – Admiração exagerada pelo próprio corpo. 1.3.16.4.Exibicionismo – Obsessão por exibir o corpo e órgão genitais. 1.3.16.5.Fetichismo – Fixação do interesse sexual em uma parte do corpo ou objeto. 1.3.16.6.Bestialismo – Desejo sexual por animais.1.3.16.7.Masoquismo – Prazer sexual estimulado pelo sofrimento.1.3.16.8.Pedofilia – Atração sexual por crianças.1.3.16.9.Homossexualismo – Atração sexual por pessoas do mesmo sexo.1.3.16.10.Transexualismo – Indivíduo que não aceita o seu sexo e quer mudá-lo. 2.Como surgem as feridas emocionais? 2.1.Através de rejeição (sentimento de que não somos amados) – Atitudes de outros que nos levaram a sentir-nos sem valor ou não amados. 2.1.1.Morte, separação, abandono, crítica, indiferença, ausência ou violência por parte dos pais. 2.1.2.Rejeição no ventre (gravidez indesejada) ou ao nascer (se esperava uma menina). 2.1.3.Preferência dos pais por outro filho.2.1.4.Rejeição no casamento (adultério, desprezo por causa do peso).2.1.5.Palavras destrutivas liberadas por pessoas amadas (“Você é burro, feio, gordo...”). 2.1.6.Gozações por causa do nome (Novalgina de Oliveira) ou aparência (orelhudo, narigudo, negão...). 2.2.Através da auto-rejeição (quando nós mesmos não nos amamos) – Quando nós mesmos não aceitamos nossa condição (raça, classe social, profissão, aparência física, etc...). 2.3.Através da culpa (quando cometemos erros ou fomos envolvidos e não conseguimos superar) – O pecado abre feridas na alma.2.3.1.Ter induzido alguém a abortar.
2.3.2.Ter matado ou participado da morte de alguém.2.3.3.Ter abusado sexualmente de alguém.2.3.4.Ter sido molestado ou violentado sexualmente.2.3.5.Ter vivido uma vida de promiscuidade.2.3.6.Ter sido apontado como “responsável” pela morte ou destruição de alguém (morte da mãe no parto, alcoolismo do pai por desgosto, suicídio de algiuém...) 3.Como podemos ser curados? 3.1.Admitir que precisamos de cura – Os que se acham sãos nunca procuram os médicos. Ex: Jesus e o paralítico: “Queres ficar são?” 3.2.Crer que há cura em Deus – É preciso apropriar-se dos benefícios da cruz. 3.3.Entrar em contato com as lembranças dolorosas – Muitas vezes será necessário externar (colocar para fora, através da confissão, do choro, da expressão) velhos sentimentos escondidos. – Ex: Jesus e o homem da mão mirrada / O segredo é: “Lembra de onde caíste”.3.4.Romper os domínios de Satanás – Numa atitude de fé, tirar as situações traumáticas das mãos do diabo. Não permitir mais que ele as use.- Is 52:2 – “Sacode-te do pó, levanta-te e toma assento, ó Jerusalém; solta-te das cadeias de teu pescoço, ó cativa filha de Sião.” 3.5.Vencer as lembranças dolorosas – Enfrentar as situações do passado e declarar o perdão e a vitória do Senhor. “Se o filho do homem vos libertar, verdadeiramente sereis livres!”
MINISTRAÇÃO - Deixe Jesus levar sua lembrança... 5.1.Ao dia em que você foi gerado – Você é um vencedor. Entre milhões de espermatozóides, Deus fez com que você viesse a existência. Talvez alguém não lhe quizesse, mas Deus planejou sua vida. Jesus estava unindo a semente de seu pai e sua mãe para que você existisse para sua glória. 5.2.Aos primeiros meses de gestação – Você está sendo formado aos poucos pela mão de Deus. Ele planejou cada detalhe (mãozinhas, olhos, coração...).Talvez você já começa receber os primeiros choques do mundo mau que está lá fora. Quem sabe, uma tentativa de aborto (você era indesejado pelo papai ou pela mamãe). Mas nunca foi indesejado por Deus! Ele lhe queria no mundo!... Você já percebe as coisas, tem sensações. É confortável estar ali dentro da barriga da mamãe. Mas as pressões que vêm de fora lhe incomodam. Talvez seus pais brigam muito, discutem, há violência. Você sente insegurança. Talvez um enfermidade ou acidente ameaçou sua vida. Satanás queria lhe destruir. Mas veja, Jesus preservou você. Ele lhe guardou de todas as pressões. Talvez a mamãe sentisse muita preocupação e isso afetava você. Havia pobreza... Como seus pais iriam lhe dar o que você precisa? Ansiedades e inseguranças chegavam ao seu coraçãozinho já perfeito..5.3.Chega o momento de vir a luz! - Os céus estão numa expectativa. Vai nascer mais um para a glória do Senhor! Mas o mundo que te espera não é tãoreceptivo assim... Alguns tiveram muita dificuldade para nascer. O parto foi complicado, demorado, muita dor... Há uma grande luta entre a vida e a morte. Mamãe grita, geme... Em meio a tudo isso, Deus mais uma vez fez de você um vencedor. Você nasceu! Veja o sorriso de Jesus naquele quarto. Ele estava esperando por você!!! Talvez alguns tiveram uma grande perda neste momento. Sua mãe morreu no parto e você sempre se sentiu culpado. Mas olhe, Jesus estava lá. Você não tem culpa. Sua mãe cumpriu o seu propósito: ela deu você à luz!! Se este não é o seu caso, lembre-se de como foi gostoso ser colocado sobre o peito quente da mamãe. Esse mundo é tão frio, tão agressivo... Mas você encontrou um lugar para prevalecer!5.4.Os primeiros dias - A fase de bebê – Você é levado para casa. Há muitos desafios pela frente. Alguns não encontraram o papai. Ele abadonou a mamãe antes mesmo que você nascesse, ou talvez tenha morrido. Outros encontraram um homem frio, bruto, indiferente. Talvez as suas mãos nem tocaram em você naqueles primeiros dias. Você sentiu tanta falta... Mas Jesus lhe tocava todos os dias! A cada momento ele ministrava vida sobre você. 5.5.A primeira infância – Você está crescendo e com isso a percepção dos problemas aumenta. Você tem 1, 2, 3, 4 anos. Talvez perceba que não lhe dão toda a atenção que precisa. Você chora e não há ninguém por perto, ninguém que se interesse. Talvez sua mãe e seu pai têm que trabalhar fora e você fica com alguém que não lhe ama... Alguns vivem ainda tão pequenos num mundo de gritaria, violência. Crescem vendo um pai alcoólatra, quebrando a casa, batendo na mãe. Talvez nesses primeiros anos você foi agredido, jogado no chão. Você nem compreendia, mas Satanás estava tentando usar pessoas para lhe destruir... Sabe porque você sobreviveu? Jesus estava lá. Ele não deixou que você morresse! Talvez alguém lhe dava sustos, lhe contava histórias que geraram medo em seu coração. Um dia você ficou no escuro e gritou de pavor, sentiu-se só. Mas veja, Jesus estava lá com você! Ele é a luz do mundo.
5.7.A adolescência – Você está na adolescência agora. Já tem alguma malícia e o mundo já lhe ensina o caminho do pecado. Seu corpo está mudando (espinhas, pelos, crescimento dos orgãos sexuais, voz). Talvez você se sinta envergonhado. As pessoas fazem xacota e lhe incomodam... Alguns começam a ser despertados para o sexo e têm traumas nesta área... Quem sabe um dia, seu pai ou um amigo lhe levou para uma prostituta. Você sentiu medo, humilhação... Alguns foram forçados a ter experiências homossexuais ou foram atraídos por isso... Alguns fizeram sexo com animais e sentem hoje uma grande condenação... Alguns falharam na sua primeira experiência sexual e se tornaram inseguros desde então. Preste atenção: Jesus estava lá! Aquele ambiente não era para Ele. Ele não tinha prazer naquilo, mas mesmo assim não te abandonou e nem deixou de te amar!... Muitos aqui viram a separação de seus pais, o divórcio. Você nunca aceitou isso. Se sentiu traído. Seu pai não podia ter outra mulher. Sua mãe não podia fazer o que fez e você sofreu muito. Talvez você foi testemunha da traição, do adultério. Sente-se culpado... Talvez você ouviu dezenas de brigas, xingamentos, agressões que acabaram com sua família. Desde então você se tornou uma pessoa revoltada, fechada... Deus precisa mexer nisso, querido. Deixe Ele curar você dessas lembranças hoje!
5.8.Juventude – Você está crescendo e agora já é um rapazinho e uma moça... Talvez você se sinta inseguro diante da vida. Há confusão em relação à sua identidade sexual. Alguns lhe sugerem o caminho do homossexulismo. Outros, tentando se afirmar num mundo machista, usam mulheres como se fossem objetos. Você pode se lembrar de pessoas e você usou e jogou fora? Na juventude vêm as paixões, os namoros, as experiências afetivas e muitas vezes as decepções.Talvez um dia você se apaixonou por uma mulher e nunca foi correspondido. Isso marcou sua vida. Fez de você um homem medroso em relação à área sentimental. Talvez um dia você amou uma mulher, mas não deu certo. O romance acabou. Quem sabe ela traiu você e isso rasgou sua alma... Muitos na juventude escolheram caminhos obscuros. Talvez um acidente envolvendo você e alguém morreu. Você se sente culpado. Alguns trazem marcas porque não conseguiram ascensão social, a vida não lhe deu grandes oportunidades. Falharam nos estudos, no vestibular. Nunca conseguiram aquilo que almejavam e se sentem derrotados. É possível que você tenha tido decpções com amigos. Na hora que mais precisava, eles falharam e hoje você não consegue confiar em ninguém. Deixe Jesus entrar nesses porões. Ele quer curar você! 5.9.Idade Adulta – A vida continua passando e agora você é um adulto... Alguns casaram-se e tiveram uma grande decepção. Não era o que você esperava. O amor não foi correspondido. Quem sabe você falhou em ser o marido ou o pai que queria. Perdeu a confiança de sua família. Alguns foram marcados pelo adultério. Vivem sob a culpa de terem traído quem lhes amava ou de ter sido trocado por outro homem. Esse é o seu caso? Você precisa liberar perdão agora. Talvez um insucesso na vida profissional, uma decisão errada, e você perdeu tudo o que tinha. Quantas acusações e humilhações! Dívidas, credores furiosos, parentes incompreensivos. Você sofreu e vive como um derrotado... Houve muitos traumas em sua vida! Se isso tivesse acontecido, Satanás teria acabado com você. Foi isso o que ele sempre quis. As pessoas, seu pai, sua mãe, seus professores, aqueles que lhe humilharam, traíram, decepcionaram não são exatamente os culpados. Mais do que tudo, eles eram vítima da sua ignorância, fraqueza e falta de Deus. Esse é o momento de perdoá-los, de liberar a vida deles e a sua. A mágoa aprisiona. O ódio mata. Não vale à pena viver com isso!
Principio da Cura Interior: Voltar no Momento da Dor, e Chorar o Choro que Alguém Mando ou Você Engoliu. Deus te Diz: Vem Filho Amado Descansar em Meus Braços de Amor!
DESENVOLVIMENTO
1.Como saber que preciso de cura? 1.1.Porque a Palavra de Deus indica isto – Já temos visto a argumentação para isso. 1.2.Quando algo do passado me causa dor – Se uma lembrança, uma pessoa, um ambiente me causa desconforto, dor, medo, tristeza, isso é um indicador de que a ferida não está cicatrizada – Ex: José colocou o nome de seu filho Manasses – Deus me fez esquecer – Mas quando encontrou seus irmãos chorou tão alto que foi ouvido na casa de Faraó). 1.3.Quando tenho comportamentos limitadores- Quando, embora não tenha lembranças desconfortáveis, apresento comportamentos constantes e inadequados. 1.3.1.Pessoas que vivem ameaçando.1.3.2.Pessoas que vivem chantageando.1.3.3.Pessoas que vivem racionalizando tudo.1.3.4.Pessoas que sentem prazer no fracasso do próximo.1.3.5.Pessoas que não conseguem ter sonhos.1.3.6.Pessoas que desconfiam de todos1.3.7.Pessoas ciumentas.1.3.8.Pessoas que brincam muito. (Ato de Irresponsabilidade )1.3.9.Pessoas que vivem fazendo comparações.1.3.10.Pessoas que gastam o que não têm.1.3.11.Pessoas que vivem sob angústia.1.3.12.Pessoas que sentem-se sem mérito.1.3.13.Pessoas que masturbam-se compulsivamente.1.3.14.Pessoas que não conseguem desenvolver relacionamentos afetivos.1.3.15.Pessoas que apresentam desvios ou distúrbios sexuais: 1.3.16.1.Coito psíquico – Não há necessidade de contato (apenas um retrato, peça de roupa ou presença de alguém deflagra grande desejo sexual.1.3.16.2.Narcisismo – Admiração exagerada pelo próprio corpo. 1.3.16.4.Exibicionismo – Obsessão por exibir o corpo e órgão genitais. 1.3.16.5.Fetichismo – Fixação do interesse sexual em uma parte do corpo ou objeto. 1.3.16.6.Bestialismo – Desejo sexual por animais.1.3.16.7.Masoquismo – Prazer sexual estimulado pelo sofrimento.1.3.16.8.Pedofilia – Atração sexual por crianças.1.3.16.9.Homossexualismo – Atração sexual por pessoas do mesmo sexo.1.3.16.10.Transexualismo – Indivíduo que não aceita o seu sexo e quer mudá-lo. 2.Como surgem as feridas emocionais? 2.1.Através de rejeição (sentimento de que não somos amados) – Atitudes de outros que nos levaram a sentir-nos sem valor ou não amados. 2.1.1.Morte, separação, abandono, crítica, indiferença, ausência ou violência por parte dos pais. 2.1.2.Rejeição no ventre (gravidez indesejada) ou ao nascer (se esperava uma menina). 2.1.3.Preferência dos pais por outro filho.2.1.4.Rejeição no casamento (adultério, desprezo por causa do peso).2.1.5.Palavras destrutivas liberadas por pessoas amadas (“Você é burro, feio, gordo...”). 2.1.6.Gozações por causa do nome (Novalgina de Oliveira) ou aparência (orelhudo, narigudo, negão...). 2.2.Através da auto-rejeição (quando nós mesmos não nos amamos) – Quando nós mesmos não aceitamos nossa condição (raça, classe social, profissão, aparência física, etc...). 2.3.Através da culpa (quando cometemos erros ou fomos envolvidos e não conseguimos superar) – O pecado abre feridas na alma.2.3.1.Ter induzido alguém a abortar.
2.3.2.Ter matado ou participado da morte de alguém.2.3.3.Ter abusado sexualmente de alguém.2.3.4.Ter sido molestado ou violentado sexualmente.2.3.5.Ter vivido uma vida de promiscuidade.2.3.6.Ter sido apontado como “responsável” pela morte ou destruição de alguém (morte da mãe no parto, alcoolismo do pai por desgosto, suicídio de algiuém...) 3.Como podemos ser curados? 3.1.Admitir que precisamos de cura – Os que se acham sãos nunca procuram os médicos. Ex: Jesus e o paralítico: “Queres ficar são?” 3.2.Crer que há cura em Deus – É preciso apropriar-se dos benefícios da cruz. 3.3.Entrar em contato com as lembranças dolorosas – Muitas vezes será necessário externar (colocar para fora, através da confissão, do choro, da expressão) velhos sentimentos escondidos. – Ex: Jesus e o homem da mão mirrada / O segredo é: “Lembra de onde caíste”.3.4.Romper os domínios de Satanás – Numa atitude de fé, tirar as situações traumáticas das mãos do diabo. Não permitir mais que ele as use.- Is 52:2 – “Sacode-te do pó, levanta-te e toma assento, ó Jerusalém; solta-te das cadeias de teu pescoço, ó cativa filha de Sião.” 3.5.Vencer as lembranças dolorosas – Enfrentar as situações do passado e declarar o perdão e a vitória do Senhor. “Se o filho do homem vos libertar, verdadeiramente sereis livres!”
MINISTRAÇÃO - Deixe Jesus levar sua lembrança... 5.1.Ao dia em que você foi gerado – Você é um vencedor. Entre milhões de espermatozóides, Deus fez com que você viesse a existência. Talvez alguém não lhe quizesse, mas Deus planejou sua vida. Jesus estava unindo a semente de seu pai e sua mãe para que você existisse para sua glória. 5.2.Aos primeiros meses de gestação – Você está sendo formado aos poucos pela mão de Deus. Ele planejou cada detalhe (mãozinhas, olhos, coração...).Talvez você já começa receber os primeiros choques do mundo mau que está lá fora. Quem sabe, uma tentativa de aborto (você era indesejado pelo papai ou pela mamãe). Mas nunca foi indesejado por Deus! Ele lhe queria no mundo!... Você já percebe as coisas, tem sensações. É confortável estar ali dentro da barriga da mamãe. Mas as pressões que vêm de fora lhe incomodam. Talvez seus pais brigam muito, discutem, há violência. Você sente insegurança. Talvez um enfermidade ou acidente ameaçou sua vida. Satanás queria lhe destruir. Mas veja, Jesus preservou você. Ele lhe guardou de todas as pressões. Talvez a mamãe sentisse muita preocupação e isso afetava você. Havia pobreza... Como seus pais iriam lhe dar o que você precisa? Ansiedades e inseguranças chegavam ao seu coraçãozinho já perfeito..5.3.Chega o momento de vir a luz! - Os céus estão numa expectativa. Vai nascer mais um para a glória do Senhor! Mas o mundo que te espera não é tãoreceptivo assim... Alguns tiveram muita dificuldade para nascer. O parto foi complicado, demorado, muita dor... Há uma grande luta entre a vida e a morte. Mamãe grita, geme... Em meio a tudo isso, Deus mais uma vez fez de você um vencedor. Você nasceu! Veja o sorriso de Jesus naquele quarto. Ele estava esperando por você!!! Talvez alguns tiveram uma grande perda neste momento. Sua mãe morreu no parto e você sempre se sentiu culpado. Mas olhe, Jesus estava lá. Você não tem culpa. Sua mãe cumpriu o seu propósito: ela deu você à luz!! Se este não é o seu caso, lembre-se de como foi gostoso ser colocado sobre o peito quente da mamãe. Esse mundo é tão frio, tão agressivo... Mas você encontrou um lugar para prevalecer!5.4.Os primeiros dias - A fase de bebê – Você é levado para casa. Há muitos desafios pela frente. Alguns não encontraram o papai. Ele abadonou a mamãe antes mesmo que você nascesse, ou talvez tenha morrido. Outros encontraram um homem frio, bruto, indiferente. Talvez as suas mãos nem tocaram em você naqueles primeiros dias. Você sentiu tanta falta... Mas Jesus lhe tocava todos os dias! A cada momento ele ministrava vida sobre você. 5.5.A primeira infância – Você está crescendo e com isso a percepção dos problemas aumenta. Você tem 1, 2, 3, 4 anos. Talvez perceba que não lhe dão toda a atenção que precisa. Você chora e não há ninguém por perto, ninguém que se interesse. Talvez sua mãe e seu pai têm que trabalhar fora e você fica com alguém que não lhe ama... Alguns vivem ainda tão pequenos num mundo de gritaria, violência. Crescem vendo um pai alcoólatra, quebrando a casa, batendo na mãe. Talvez nesses primeiros anos você foi agredido, jogado no chão. Você nem compreendia, mas Satanás estava tentando usar pessoas para lhe destruir... Sabe porque você sobreviveu? Jesus estava lá. Ele não deixou que você morresse! Talvez alguém lhe dava sustos, lhe contava histórias que geraram medo em seu coração. Um dia você ficou no escuro e gritou de pavor, sentiu-se só. Mas veja, Jesus estava lá com você! Ele é a luz do mundo.
5.7.A adolescência – Você está na adolescência agora. Já tem alguma malícia e o mundo já lhe ensina o caminho do pecado. Seu corpo está mudando (espinhas, pelos, crescimento dos orgãos sexuais, voz). Talvez você se sinta envergonhado. As pessoas fazem xacota e lhe incomodam... Alguns começam a ser despertados para o sexo e têm traumas nesta área... Quem sabe um dia, seu pai ou um amigo lhe levou para uma prostituta. Você sentiu medo, humilhação... Alguns foram forçados a ter experiências homossexuais ou foram atraídos por isso... Alguns fizeram sexo com animais e sentem hoje uma grande condenação... Alguns falharam na sua primeira experiência sexual e se tornaram inseguros desde então. Preste atenção: Jesus estava lá! Aquele ambiente não era para Ele. Ele não tinha prazer naquilo, mas mesmo assim não te abandonou e nem deixou de te amar!... Muitos aqui viram a separação de seus pais, o divórcio. Você nunca aceitou isso. Se sentiu traído. Seu pai não podia ter outra mulher. Sua mãe não podia fazer o que fez e você sofreu muito. Talvez você foi testemunha da traição, do adultério. Sente-se culpado... Talvez você ouviu dezenas de brigas, xingamentos, agressões que acabaram com sua família. Desde então você se tornou uma pessoa revoltada, fechada... Deus precisa mexer nisso, querido. Deixe Ele curar você dessas lembranças hoje!
5.8.Juventude – Você está crescendo e agora já é um rapazinho e uma moça... Talvez você se sinta inseguro diante da vida. Há confusão em relação à sua identidade sexual. Alguns lhe sugerem o caminho do homossexulismo. Outros, tentando se afirmar num mundo machista, usam mulheres como se fossem objetos. Você pode se lembrar de pessoas e você usou e jogou fora? Na juventude vêm as paixões, os namoros, as experiências afetivas e muitas vezes as decepções.Talvez um dia você se apaixonou por uma mulher e nunca foi correspondido. Isso marcou sua vida. Fez de você um homem medroso em relação à área sentimental. Talvez um dia você amou uma mulher, mas não deu certo. O romance acabou. Quem sabe ela traiu você e isso rasgou sua alma... Muitos na juventude escolheram caminhos obscuros. Talvez um acidente envolvendo você e alguém morreu. Você se sente culpado. Alguns trazem marcas porque não conseguiram ascensão social, a vida não lhe deu grandes oportunidades. Falharam nos estudos, no vestibular. Nunca conseguiram aquilo que almejavam e se sentem derrotados. É possível que você tenha tido decpções com amigos. Na hora que mais precisava, eles falharam e hoje você não consegue confiar em ninguém. Deixe Jesus entrar nesses porões. Ele quer curar você! 5.9.Idade Adulta – A vida continua passando e agora você é um adulto... Alguns casaram-se e tiveram uma grande decepção. Não era o que você esperava. O amor não foi correspondido. Quem sabe você falhou em ser o marido ou o pai que queria. Perdeu a confiança de sua família. Alguns foram marcados pelo adultério. Vivem sob a culpa de terem traído quem lhes amava ou de ter sido trocado por outro homem. Esse é o seu caso? Você precisa liberar perdão agora. Talvez um insucesso na vida profissional, uma decisão errada, e você perdeu tudo o que tinha. Quantas acusações e humilhações! Dívidas, credores furiosos, parentes incompreensivos. Você sofreu e vive como um derrotado... Houve muitos traumas em sua vida! Se isso tivesse acontecido, Satanás teria acabado com você. Foi isso o que ele sempre quis. As pessoas, seu pai, sua mãe, seus professores, aqueles que lhe humilharam, traíram, decepcionaram não são exatamente os culpados. Mais do que tudo, eles eram vítima da sua ignorância, fraqueza e falta de Deus. Esse é o momento de perdoá-los, de liberar a vida deles e a sua. A mágoa aprisiona. O ódio mata. Não vale à pena viver com isso!
Principio da Cura Interior: Voltar no Momento da Dor, e Chorar o Choro que Alguém Mando ou Você Engoliu. Deus te Diz: Vem Filho Amado Descansar em Meus Braços de Amor!
sábado, 9 de julho de 2011
Eu tenho vivido muitas lutas que têm causado feridas dentro de mim, e cheguei a perguntar-me: Onde estavas tu? Pensei em parar em meio a aflição, querendo Senhor sentir a Tua mão, buscando em Ti uma direção, mas aprendi que na vida tudo tem um sentido, e descobri que sempre queres o meu bem e que ao final será muito melhor o que virá, é tudo parte de um propósito e o teu amor me guardará, sempre estiveste aqui, Tua palavra não falhou e nunca me deixou. Descanso minha confiança em Ti, eu tenho estado contra a parede, buscando a saída uma solução, clamando, orando por Tua intervenção, quando Tu queres falas de uma vez, em outras com Teu silêncio deparei, que interessante tua forma de responder, mas aprendi que tudo que acontecer, Tu sabes, tudo tem uma razão.
(Ao final - Bruna Karla)
(Ao final - Bruna Karla)
sexta-feira, 8 de julho de 2011
Fuja do modelo de Caim
Texto: Gn. 4:6-11
Verdade Central: Só em Jesus a influência do caráter de Caim pode ser vencida.
Introdução: Você já se surpreendeu com alguém por ter feito algo errado sem ter tido para isso motivo algum? Este comportamento tem sua referência no caráter de Caim. Saiba como este comportamento se expressa e conheça como vencê-lo.
I. Onde estão os teus reais motivos?
Texto: Gn. 4:6 “Por que te iraste? E por que está descaído o teu semblante?”
Existem sentimentos que brotam no coração que não possuem base legal. Tal era a condição de Caim em relação a seu irmão Abel. O questionamento de Deus era para denunciar a Caim que os seus sentimentos não possuíam reais motivos para serem levados adiante. Quando este comportamento se apresenta, ainda que o mesmo não seja detectado pelo homem, será detectado por Deus. Este é um problema de caráter que o próprio Deus promoverá o devido confronto. Em Caim temos o perfil do homicida que aborta projetos, daquele que ouve o bom conselho e prefere fazer a sua própria rota, deixa a responsabilidade do ser modelo e referência para valorizar seus sentimentos particularizados, e para todos estes sintomas a pergunta inicial de Deus é para revelar que este comportamento não é digno de alguém que almeja prestar-lhe culto agradável.
II. Não existe justificativa para o pecado.
Texto: Gn 4:7 “...mas sobre ele tu deves dominar.”
Caim passou tempo com Deus sendo confrontado e esclarecido, mas em seguida decidiu fazer a sua própria rota. O conselho de Deus apontava para a superação dos limites de seus sentimentos: governe-os! Mas a decisão de Caim foi: serei governado por meus sentimentos. O pecado será fruto desta decisão. Mas quem encontrará diante de Deus a justificativa para tal comportamento, diante do cuidado que Ele dispensa em todo o tempo para nos aconselhar e nos apontar o caminho bom: “...pus diante de ti a vida e a morte, a benção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas...” (Dt. 30:19)
Verdade Central: Só em Jesus a influência do caráter de Caim pode ser vencida.
Introdução: Você já se surpreendeu com alguém por ter feito algo errado sem ter tido para isso motivo algum? Este comportamento tem sua referência no caráter de Caim. Saiba como este comportamento se expressa e conheça como vencê-lo.
I. Onde estão os teus reais motivos?
Texto: Gn. 4:6 “Por que te iraste? E por que está descaído o teu semblante?”
Existem sentimentos que brotam no coração que não possuem base legal. Tal era a condição de Caim em relação a seu irmão Abel. O questionamento de Deus era para denunciar a Caim que os seus sentimentos não possuíam reais motivos para serem levados adiante. Quando este comportamento se apresenta, ainda que o mesmo não seja detectado pelo homem, será detectado por Deus. Este é um problema de caráter que o próprio Deus promoverá o devido confronto. Em Caim temos o perfil do homicida que aborta projetos, daquele que ouve o bom conselho e prefere fazer a sua própria rota, deixa a responsabilidade do ser modelo e referência para valorizar seus sentimentos particularizados, e para todos estes sintomas a pergunta inicial de Deus é para revelar que este comportamento não é digno de alguém que almeja prestar-lhe culto agradável.
II. Não existe justificativa para o pecado.
Texto: Gn 4:7 “...mas sobre ele tu deves dominar.”
Caim passou tempo com Deus sendo confrontado e esclarecido, mas em seguida decidiu fazer a sua própria rota. O conselho de Deus apontava para a superação dos limites de seus sentimentos: governe-os! Mas a decisão de Caim foi: serei governado por meus sentimentos. O pecado será fruto desta decisão. Mas quem encontrará diante de Deus a justificativa para tal comportamento, diante do cuidado que Ele dispensa em todo o tempo para nos aconselhar e nos apontar o caminho bom: “...pus diante de ti a vida e a morte, a benção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas...” (Dt. 30:19)
III. Nossa esperança: Deus é preservador da vida.
Texto: Gn. 4:15 “E pôs o Senhor um sinal em Caim...”
Existem momentos que perdemos algo para preservar a primícia. Deus preservou a Adão por ser a primícia das suas mãos, e diante do clamor de Caim, põe sobre ele um sinal para que sua vida fosse preservada. Caim é a primícia de Adão. Deus é Preservador da vida, e como tal tem recursos soberanos para nos apontar um caminho de superação e restauração. O sangue de Abel clamava desde a terra por justiça, imputando sobre Caim condenação, que o fez ser errante e vagabundo na terra, mesmo assim Deus ainda proveu livramento ao lhe poupar a vida.
Hoje, o sangue de Jesus clama aos ouvidos do Pai, sempre que o acusador de nossas almas comparece perante ele querendo fazer reivindicações a nosso respeito. No entanto, este clamor não é para condenação, mas para livramento: “...e o sangue de Jesus seu filho nos purifica de todo pecado.”(I Jo. 1:7). Livramento quando reconhecemos os nossos próprios limites e confessamos nossa culpa: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (I Jo. 1:9). E para nossa confiança, um sinal da parte de Deus também nos foi imputado: “...fostes selados com o Espírito Santo da promessa, o qual é o penhor da nossa herança...” (Ef. 1:13-14).
Conclusão:
A velocidade para deixar a personalidade de Caim dominar é muito rápida, e precisamos investir e perseverar na personalidade de Abel, que é uma figura do Messias. Quando o coração está endurecido não ouve a voz de Deus. Caim ouviu a voz de Deus cara-a-cara e em seguida matou seu irmão. O governo de um sentimento está em uma decisão. E o conselho de Deus é: “governe
os seus sentimentos”. Decida pelo caminho apontado por Deus.
Texto: Gn. 4:15 “E pôs o Senhor um sinal em Caim...”
Existem momentos que perdemos algo para preservar a primícia. Deus preservou a Adão por ser a primícia das suas mãos, e diante do clamor de Caim, põe sobre ele um sinal para que sua vida fosse preservada. Caim é a primícia de Adão. Deus é Preservador da vida, e como tal tem recursos soberanos para nos apontar um caminho de superação e restauração. O sangue de Abel clamava desde a terra por justiça, imputando sobre Caim condenação, que o fez ser errante e vagabundo na terra, mesmo assim Deus ainda proveu livramento ao lhe poupar a vida.
Hoje, o sangue de Jesus clama aos ouvidos do Pai, sempre que o acusador de nossas almas comparece perante ele querendo fazer reivindicações a nosso respeito. No entanto, este clamor não é para condenação, mas para livramento: “...e o sangue de Jesus seu filho nos purifica de todo pecado.”(I Jo. 1:7). Livramento quando reconhecemos os nossos próprios limites e confessamos nossa culpa: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (I Jo. 1:9). E para nossa confiança, um sinal da parte de Deus também nos foi imputado: “...fostes selados com o Espírito Santo da promessa, o qual é o penhor da nossa herança...” (Ef. 1:13-14).
Conclusão:
A velocidade para deixar a personalidade de Caim dominar é muito rápida, e precisamos investir e perseverar na personalidade de Abel, que é uma figura do Messias. Quando o coração está endurecido não ouve a voz de Deus. Caim ouviu a voz de Deus cara-a-cara e em seguida matou seu irmão. O governo de um sentimento está em uma decisão. E o conselho de Deus é: “governe
os seus sentimentos”. Decida pelo caminho apontado por Deus.
Assinar:
Postagens (Atom)